Estresse Profissional – Isso é Sério

Print Voltar

Por Mariuza Pregnolato

Para evitar o estresse profissional é importante entender como funciona essa patologia, já que o ambiente de trabalho é, às vezes, somente o cenário em que ela se manifesta e não, necessariamente, a origem de sua instalação.

O estresse está intimamente ligado à maneira como a pessoa se relaciona com o meio ambiente e com suas expectativas a respeito de si mesmo. Por isso, manifesta-se de modo diferente para cada pessoa. O que é um fator estressante para um indivíduo pode ser fonte de prazer para outro e vice-versa, dependendo de suas características pessoais e das situações que enfrenta.

O estresse é, em princípio, uma resposta natural do organismo, que busca adaptar-se diante de uma situação nova. As reações fisiológicas provocadas pela situação de estresse são benéficas, pois objetivam preparar a pessoa para o enfrentamento adequado de possíveis ameaças detectadas pelo organismo. Tornam-se um problema, porém, quando são acionadas de modo contínuo, impedindo o retorno à normalidade. Como as demandas do mundo moderno têm levado as pessoas a uma avaliação equivocada de seus próprios limites, o termo estresse passou a ser utilizado sempre com uma conotação negativa.

Para entender melhor o seu funcionamento, costuma-se classificar o estresse em três fases:

FASE AGUDA:

É a fase inicial em que o organismo, anteriormente em equilíbrio, detecta uma situação ameaçadora e se defende aumentando o colesterol e a glicose no sangue (para disponibilizar mais energia), liberando muita adrenalina (estado de alerta), dilatando as pupilas (melhora a visão), acelerando a freqüência respiratória (mais oxigênio no sangue), etc. A pessoa obtém, assim, melhores condições para avaliar o perigo e acionar seus mecanismos de luta ou fuga. Uma vez ultrapassado o perigo, esses processos são desacelerados, desativando-se toda essa operação de emergência. O organismo pode, então, recuperar-se do esforço adicional e retornar ao seu estado anterior de equilíbrio. Temos, aqui, uma situação de estresse positivo.

FASE DE INSTALAÇÃO (OU DE RESISTÊNCIA):

Quando o enfrentamento do fator estressante não é eficiente em sua fase aguda, o organismo segue sentindo-se ameaçado e continua, ininterruptamente, em estado de alerta. Nessa situação, a super-estimulação dos processos envolvidos é contínua e sobrecarrega o organismo que, sem chance de recuperar-se do esforço adicional, resiste e segue acelerado. Porém, com o passar do tempo, começa a apresentar sintomas emocionais e físicos de desgaste, tais como irritabilidade, palpitações, sudorese, dificuldade de concentração, cefaléia, cansaço, humor instável, sentimento de insatisfação, etc. Esses sinais precisam ser interpretados como se o corpo, sábio conselheiro, estivesse dizendo: “Olhe para mim e veja o que você está fazendo comigo! Eu não estou conseguindo acompanhar o ritmo da sua mente e estou na iminência de um colapso. Por favor, pare!”

FASE DE EXAUSTÃO:

Se esse apelo, expresso em forma dos sintomas apresentados, não for atendido e os fatores estressantes continuarem presentes, a única possibilidade que resta ao organismo é parar por si mesmo, impedindo a pessoa de continuar nessa situação de exigência excessiva e contínua. Neste contexto, em que já se agravaram os sintomas anteriores, somam-se vários outros, como intensa fadiga, distúrbios do sono, hipertensão arterial, queda da libido, etc. e, finalmente, surgem as doenças. É quando a pessoa, a despeito de sua vontade de resistir, não pode mais seguir adiante e é impedida de continuar. Neste momento, o corpo está dizendo: “Você perdeu o controle da situação. Eu sou seu amigo, mas esgotaram-se minhas reservas funcionais.

Agora que ficou mais claro o processo de adoecimento em virtude do estresse, cabe a você impedir que ele torne-se patológico em sua vida. Se você sente-se gratificado com seu trabalho, feliz em seus relacionamentos e gozando de perfeita saúde, não tem com que se preocupar. Tudo indica que você sabe lidar bem com as demandas do seu dia-a-dia. Mas, se após uma análise de suas condições atuais, você concluir que os sintomas que apresenta indicam que você anda estressado, ouça e respeite esses sinais e entre em ação imediatamente. Pare, enquanto você pode.

Em primeiro lugar, identifique quais as situações que mais o incomodam e que são fontes de preocupação e sofrimento. A seguir, tente desenvolver uma estratégia para contorná-las, que envolva mudança dos hábitos e dos comportamentos disfuncionais, em função das necessidades que você detectou. E, finalmente, inclua atividades saudáveis e geradoras de sensações prazerosas para você em sua rotina diária.

PARA MANTER O ESTRESSE NUM NÍVEL ÓTIMO, AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:

– Aprenda a cuidar das questões profissionais dentro do horário de trabalho e a riscá-las completamente de sua mente ao final do expediente.

– Não gaste seu tempo nem a sua energia com discussões infrutíferas. O que você prefere: ter razão ou se dar bem? Satisfaça-se com sua coerência interna e aposte no reconhecimento das pessoas mais inteligentes e sensíveis. Ele pode não vir imediatamente, mas estará plantado.

– Seja objetivo e prático, atacando os problemas pela ordem de importância e não necessariamente de urgência, tanto na vida profissional quanto pessoal.

– Tente adotar uma atitude positiva, valorizando cada pequena realização sua e relativizando a importância dos problemas que não foi possível resolver.

– Aprenda a dizer não. Isso não significa ser indelicado, indisponível ou antipático. É possível desenvolver a habilidade de negar-se sendo firme, delicado e disponível para uma nova solicitação, tudo ao mesmo tempo.

– Sorria muitas vezes ao dia, mesmo que no início seja só para treinar. O efeito do sorriso é surpreendente: você descontrai tensões musculares e, de quebra, conquista a simpatia das pessoas.

– Inove. Faça diferente as tarefas habituais e descubra coisas diferentes e novas todos os dias. Olhe para onde você nunca olhou.

– Alegre-se com cada passo que você dá. Não troque seu bem-estar por um cargo conquistado à custa de sua saúde física e/ou mental. Você não conseguiria usufruir dele. Escolha chegar lá pleno de saúde e disposição.

– Exercite seu corpo com atividade física, seja ela qual for, desde que seja prazerosa para você. Pode ser nadar, correr, dançar, caminhar, surfar, lutar, etc.

– Durma bem, alimente-se adequadamente e evite todo tipo de excessos.

– Faça alongamentos ao longo do dia.

– Aprenda a respirar corretamente e faça relaxamento todos os dias, através de uma respiração suave, especialmente quando sentir-se ansioso. Isso tem um efeito fantástico sobre o corpo e a mente, proporcionando calma e equilíbrio.

– Dê bastante atenção ao lazer, escolhendo fazer aquilo que mais lhe agrada.

– Não tente ser perfeito. Ninguém é. Quem aparenta ser, com certeza, vai te decepcionar qualquer dia destes. Seja bom sendo você mesmo. Isso requer o reconhecimento de suas potencialidades e, ao mesmo tempo, seus limites. Você é só humano, lembra?

Se, ainda assim, você não conseguir descobrir porque anda estressado ou se a situação em que você se encontra parecer complicada demais e além do seu controle, busque ajuda. Não espere que ela assuma proporções catastróficas. Converse com amigos e familiares cuja opinião você respeita, leia e informe-se acerca do problema e, se nada disso funcionar, busque ajuda de um psicoterapeuta de sua confiança. Além da ajuda para solucionar seu conflito atual, você aprenderá a conhecer melhor os seus mecanismos emocionais, entendendo porque é que você se permite entrar em armadilhas desse tipo e a desenvolver dinâmicas mais funcionais para as situações futuras. O que não dá para negar é que a qualidade da nossa vida, em todas as suas esferas, depende exclusivamente de cada um de nós, de nossas escolhas e atitudes.

© 2016 | Mariuza Pregnolato - Todos os direitos reservados | Lei do Direito Autoral
A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página é permitida sem autorização prévia por escrito da autora
(copyright) para fins educacionais ou informativos, desde que a fonte seja corretamente citada.