Cafajestes

Print Voltar

Todo cafajeste tem lábia? Por que a maioria da mulheres cai no papo deles?

Bom, antes de tudo, vamos esclarecer de quem estamos falando, qual o conceito de cafajeste que usaremos aqui: É um homem experiente e habilidoso no trato com as mulheres, geralmente atraente e sexy, que se insinua mostrando estar apaixonado ou muito atraído por ela (ou mesmo afirmando isso explicitamente), que finge estar interessado num relacionamento mais sério, mas com o único objetivo de satisfazer-se momentaneamente, sem importar-se com os sentimentos dela.

Esse tipo tem, claro, muito boa lábia. E as mulheres tendem a cair, principalmente se estiveram mais carentes ou fragilizadas, porque eles são astuciosos e convincentes, aprenderam a atuar muito bem, mostram-se atenciosos, interessantes e galanteadores na medida certa.

Note que a expressão cafajeste” é, frequentemente, empregada de forma inadequada. As pessoas confundem comportamentos descompromissados, quantidade grande de encontros casuais com cafajestagem. Há homens que estão felizes com seu status de solteiros e não querem compromissos nem envolver-se em relacionamentos mais sérios neste momento e, no entanto, deixam isso bem claro ao sair com as mulheres. Eles gostam de curtir, de repetir saídas com mulheres interessantes e agradáveis, mas não querem assumir um namoro nem pacto de fidelidade. Quando um homem explicita que é isso o que ele deseja, é preciso reconhecer que ele está sendo sincero e não merece, de modo algum, um rótulo pejorativo. Cabe à mulher decidir se deseja ou não entrar nesse tipo de relação e ser capaz de valorizar a franqueza dele. Este é o caso de um relacionamento honesto, mesmo sendo casual. É importante deixar claro que quem merece o rótulo de cafajeste é o sedutor que engana, trapaceia, mente, desrespeita os sentimentos e as expectativas da mulher ao prometer aquilo que sabe que não irá cumprir apenas para satisfazer-se momentaneamente.

Em geral, eles são mais confiantes. É isso que instiga ou atrai as mulheres?

O que atrai é sentir-se valorizada, ter sido escolhida por aquele que parece ser capaz de ter todas as mulheres que desejar, porque essa é a imagem que ele vende de si, de alguém autoconfiante, bem sucedido, desejado.

Outro atrativo é a aparência. O sorriso no rosto e o fato de que quase todos se vestem bem também conta como um ponto positivo para os homens?

O kit todo que descrevemos acima é muito charmoso e vestir-se bem ou sorrir apenas faz parte do seu rico arsenal de conquista. Mas além disso, ele é carismático e muito sedutor, principalmente porque atua na medida exata. O sedutor competente, ao estilo cafajeste, é também um bom observador e sabe adaptar-se às diferentes situações, oferecendo aquilo que percebe ser o mais adequado naquele preciso momento. Só que essa sensibilidade fina é utilizada apenas em benefício próprio.

Quando uma mulher vê o homem com outra, isso geralmente aumenta seu interesse por ele. O fato de saber que ele pode ‘ficar’ com outra é o que determina o interesse?

Isso acontece com frequência, infelizmente, mas é um comportamento regredido. Até uma criança fica mais interessada em um brinquedo quando o amiguinho o pega. Mas espera-se de uma pessoa adulta mais maturidade, que tenha clareza sobre o que é importante para si mesma e não se permita perder seu eixo emocional por causa de ciúmes, principalmente quando forem infundados. É preciso lidar com o fato de que ele se relaciona sim com outras mulheres e que a própria autoconfiança e maturidade é que estão em pauta nesse caso.

Saber que ele é um cafajeste e conhece bastante de mulher (e sexo) também pode despertar o interesse por parte da mulher?

Como eu disse anteriormente, sentir-se especial, ter sido escolhida entre muitas por alguém que aparenta ser muito interessante e cobiçado pode ser tentador. No entanto, se a mulher já sabe que ele se enquadra nesse conceito de cafajeste e mesmo assim decide sair com ele, ela deverá estar consciente de que é ela quem está fazendo a escolha de um encontro casual. Se o que ela almeja é alguém especial para ter junto de si, é melhor se proteger desse homem, porque provavelmente irá se machucar com alguém assim.

Por outro lado, estudos recentes apontam que a mulher, ao encontrar-se em seu período fértil, tende a ficar muito mais atraída por esse tipo de homem. Teoriza-se que há um instinto ancestral na fêmea, que a induziria a escolher o macho mais capaz de espalhar seus genes, pois esse seria o parceiro sexual ideal para lhe garantir uma prole saudável!

Cabe à mulher moderna, principalmente àquela que não está nem um pouquinho interessada em relacionar-se com um homem irresponsável e promíscuo, levar em conta que os seus interesses hoje podem ser muito diferentes dos daquelas que viviam nas cavernas e, portanto, manter distância segura desse cenário.

_________

Mariuza Pregnolato em entrevista ao site www.bolsademulher.com.

© 2016 | Mariuza Pregnolato - Todos os direitos reservados | Lei do Direito Autoral
A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página é permitida sem autorização prévia por escrito da autora
(copyright) para fins educacionais ou informativos, desde que a fonte seja corretamente citada.